A importância de saber as causas de um problema na organização é fundamental para resolver os problemas e colocaram organização no prumo certo.
A empresa precisa de foco na resolução de problemas que atrapalham o desempenho organizacional no dia a dia porque sem isso não é possível avançar.
Nesse momento entra a importância de termos um diagnóstico, porque esse é um instrumento que ajuda na detecção de problemas em todas as áreas da organização, sem isso trabalhamos o dia todo apagando incêndio nas situações do dia a dia.
A melhor forma de resolvermos isso é termos um modelo de Diagnóstico empresarial que possa identificar em todas as áreas da organização os problemas. Este deve ser dividido em financeiro, operacional, comercial logística estratégia e Recursos Humanos.
Na sequência é definir o que vamos diagnosticar em cada uma dessas áreas escolhendo principalmente as boas práticas de gestão que uma organização deve ter. Nesse momento saber o bechmaking do mercado ajuda como comparação.
Por exemplo quais são os indicadores financeiros do setor onde sua empresa atua, digamos que a maioria das organizações tenham tenho um lucro entre 10% a 20% e sua empresa tenha somente 7%, este é um sinal que temos tido muito esforço, porém comparado com o mercado estamos abaixo do desempenho.
A próxima etapa é a aplicação do diagnóstico, indo em cada área da empresa coletando essas informações para que tenhamos dados precisos para tomada de decisão. Quanto maior o período de levantamento de informações melhor, geralmente recomendamos um período de 36 meses para evitar picos e vales do negócio e assim chegarmos numa média que servirá de referência para uma meta.
A próxima etapa é avaliação informações, a geração de gráficos e análises para tomada de decisão. Esse é o ponto principal de um diagnóstico, avaliar tecnicamente e profundamente a organização para identificar pontos fracos, fortes, oportunidades e riscos. Também quais indicadores que precisam ser melhorados e referências onde a empresa deve chegar para alcançar o lucro desejado.
E principalmente um plano de ação para resolução dos problemas. A execução do que foi proposto na análise do diagnóstico é condição essencial para a transformação dos números resultados da empresa. Uma boa execução neste modelo gera um ganho rápido para organização. Porque você vai direto nos pontos de dor e ou oportunidades de melhoria. Foco na execução é a chave neste momento.
A execução deste plano irá mudar os rumos da empresa. Na prática, as ações devem resolver os problemas identificados e melhorar os números em vendas, finanças e produtividade.
Diagnóstico Financeiro
Avalie a lucratividade, quais são as variáveis que diminuem o lucro. Faça uma avaliação vertical e horizontal dos custos para verificar quais aumentaram em relação ao custo padrão e quais temos oportunidade de diminuir.
Verifique também o capital de giro para avaliar os prazos médios de pagamento e recebimento, identificando precisamente quanto sua empresa tem de caixa para manutenção das operações
Diagnóstico Produtivo e Operacional
Avalie a programação da produção, se a pontualidade das entregas aos clientes comparando a data que foi prometida pela área comercial versus a entrega do produto ao cliente.
Avalie a capacidade de produção por pessoa, por máquina, por turno e por linha de produção. Se a sua empresa for um escritório, a produtividade é medida pelas transações realizadas em cada atividade, por exemplo, um profissional da área financeira que trabalha com contas a receber executa quantas transações que são realizadas por mês. Esse é um indicativo de produtividade.
Avalie o setup na preparação para produção em cada etapa. Quanto maior o setup mais caro e onerosa é a operação.
Avalie também as perdas no processo produtivo, afinal a melhor forma de ganhar é não perder.
Qual é a perda que a sua empresa tem? Veja se isso é aceitável comparando com outros indicadores de mercado. Verifique a passagem de bastão entre os processos da empresa, porque quanto mais extenso o ciclo, maior será a probabilidade de erro e o tempo para execução.
Calcule o custo operacional das operações e verifique o quanto cada colaborador consegue entregar.
Diagnóstico comercial
Nessa etapa precisamos avaliar a participação da empresa no mercado aquela atua. Traduzindo precisamos o tamanho do mercado versus nossa participação no mesmo. Isso diz respeito ao potencial de consumo.
Avalie a supervisão comercial, identificando quantos vendedores um supervisor atende e quanto esse time está trazendo de resultados em vendas.
Não avalia somente o faturamento por que esse é um indicador fim, mas verifique o esforço que te levou a chegar a esse fim. Por exemplo, a quantidade de visitas realizadas, quantidade de ligações realizadas somado a quantidade de e-mails enviados dividido pelo número de propostas enviadas que foram convertidas em vendas.
Os principais indicadores da área comercial São a taxa de conversão e os indicadores de meio de esforço para atingir o resultado.