Planeamento estratégico é um “esforço deliberativo e disciplinado para produzir decisões e acções fundamentais que moldam e orientam o que uma empresa é, o que ela faz e por quê ela faz o que faz, cursos de acção essas orientadas a propósitos
projectados para cumprir funções específicas. O planeamento estratégico pode ser e muitas vezes faz parte da prática mais ampla de gestão estratégica que liga o planeamento com a implementação de forma prática e contínua.
A proposta deste exercício é a de aprofundar o entendimento do processo em condições que possa fomentar acções empresariais mais efectivas. Alguns críticos dizem que o planeamento estratégico é uma moda de gestão que está a desaparecer. Entretanto, nós acreditamos que o planeamento estratégico ainda é uma ferramenta viável. Quando bem feito, ele leva à gestão estratégica.
A gestão estratégica usa o pensamento estratégico para administrar um negócio e controlar as suas operações. Alguns dos métodos que podem ajudar a aumentar a produtividade e o desempenho são: envolver os gestores de linha; definir a unidade de negócios; ir além dos objectivos gerais; fazer planos de acção mais detalhados; gerir a marca; e integrar planos e controlos.